O Equipamento Móvel de Sensoriamento e Comunicação Inteligente (EMi) foi desenvolvido para ser um equipamento de sensoriamento customizável, wearable e com comunicação híbrida. Possui a capacidade de ser modulado em relação aos sensores, em uma versão standard e opcionais.
Placa padrão: sensores de temperatura ambiente, umidade, pressão atmosférica, carga de bateria, localização por GPS, comunicação por Bluetooth, Wi-Fi e LoRa, sensor de orientação absoluta (IMU) e display de visualização de informações.
Opcionais: sensores de dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis, ozônio, sulfeto de hidrogênio, material particulado (PM1,PM2.5 e PM10), display de visualização e-paper, comunicação GSM/3G/Satelital, buzzer de alerta sonoro e motor de vibração.
Além de dados de variáveis ambientais, o sistema possui a capacidade de se comunicar em tempo real com dispositivos de captura de sinais biométricos como batimentos cardíacos, saturação de oxigênio e resposta galvânica de pele.
Com o equipamento, equipe de operação pode tanto receber quanto enviar informações em curtas distâncias (Bluetooth), médias distâncias (Wi-Fi/LoRa) ou longas distâncias (LoRa/3G/Satélite). Também pode receber dados armazenados por equipamentos ilhados, em termos de comunicação, e os repassar para o banco de dados de destino.
Permite salvar todos os pontos medidos ao longo do tempo com capacidade de memória interna para mais de 10 mil gravações (sensores padrão) e realiza a sincronização de informações gravadas com servidor quando encontrar comunicação com o mesmo. Seu pequeno porte permite ser carregado facilmente.
O EMi, além da visualização de dados em display próprio, envia informações para o servidor em nuvem para ser acessado em desktops ou smartphones (plataformas Android ou iOS). O acesso aos dados possui as seguintes características:
- Leitura em tempo real;
- Relatório periódico de variáveis monitoradas;
- Formato dos dados compatível com planilha eletrônica (csv);
- Permite salvar todos os pontos medidos ao longo do tempo;
- Podem ser incorporados sensores de monitoramento de sinais vitais (via bluetooth) para:
- Monitoramento corpóreo: temperatura, frequência cardíaca, quedas (IMU);
- Interatividade: Gasto calórico, duração da atividade, aviso de hipotermia ou febre;