Menu fechado

Qualidade do Ar


INDOOR

O sistema de monitoramento de qualidade do ar interno é comercializado pela spin off da Upsensor chamada TESSERIS, que desde 2023 está desenvolvendo produtos e serviços.


OUTDOOR

Equipamento certificado

O desenvolvimento do Sistema Integrado e Portátil de Monitoramento Contínuo de Qualidade do Ar e Meteorologia, em parceria com a Petrobras e Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia foi o resultado da participação no Edital Conexões para Inovação 2020, da Petrobras e SEBRAE. Foi desenvolvido um sistema de monitoramento de variáveis ambientais e de poluentes, com ênfase em material particulado. Através da parceria com a empresa alemã, Comde-Derenda, utilizamos o analisador APM-2, com certificação TUV e mCerts. A Upsensor desenvolveu um sistema de funcionamento para este tipo de equipamento que permite o funcionamento sem a necessidade de fonte de alimentação contínua, utilizando painéis solares e banco de baterias, de forma off grid. Para a solução de comunicação independente foi implementada a comunicação via Wi-Fi, 3G/4G, LoRaWAN e via satélite, podendo ser utilizado em praticamente qualquer local do planeta.


Equipamento de baixo custo

Para redes de sensoriamento de baixo custo, criamos o EF-3, um equipamento alimentado por fonte de 5V ou com bateria interna e painel solar. O equipamento possui comunicação padrão através de WiFi, LoRaWAN e 3G/4G, podendo ser customizado para comunicação via satélite. Por padrão o equipamento possui leitura de material particulado (PM1, PM2.5 e PM10), umidade relativa do ar, temperatura, conexão com estação meteorológica e podem ser acrescidos, de forma modular, sensoriamento dos seguintes poluentes: VOC, Br2 – Bromo, CH4S – Metil, Mercaptano, SO2 – Dióxido de Enxofre, O3 – Ozônio, O2 – Oxigênio, NO2 – Dióxido de Nitrogênio, H2S – Sulfeto de Hidrogênio, HF – Fluoreto de Hidrogênio, HCN – Cianeto de Hidrogênio, HCl – Cloreto de Hidrogênio, HCHO – Formaldeído, H2 – Hidrogênio, F2 – Flúor, CO – Monóxido de Carbono, ClO2 – Dióxido de Cloro, Cl2 – Cloro e NH2 – Amônia. O padrão das medições é em ppm e alguns sensores podem ter medição em ppb.