Menu fechado

Cases


O desenvolvimento do Sistema Integrado e Portátil de Monitoramento Contínuo de Qualidade do Ar e Meteorologia, em parceria com a Petrobras e Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia foi o resultado da participação no Edital Conexões para Inovação 2020, da Petrobras e SEBRAE. Foi desenvolvido um sistema de monitoramento de variáveis ambientais e de poluentes, com ênfase em material particulado. Através da parceria com a empresa alemã, Comde-Derenda, utilizamos o analisador APM-2, com certificação TUV e mCerts. A Upsensor desenvolveu um sistema de funcionamento para este tipo de equipamento que permite o funcionamento sem a necessidade de fonte de alimentação contínua, utilizando painéis solares e banco de baterias, de forma off grid. Para a solução de comunicação independente foi implementada a comunicação via Wi-Fi, 3G/4G, LoRaWAN e via satélite, podendo ser utilizado em praticamente qualquer local do planeta.


O desenvolvimento do Equipamento Móvel Inteligente (EMi) foi realizado para atender ao Edital Conexões para Inovação, Testes Rápidos, da Petrobras. A solução inovadora foi uma demanda das áreas de Saúde e Segurança Operacional e Otimização e Automação de Processos. Um sistema de localização indoor e outdoor, com sensores de sinais vitais relacionados às condições de saúde de trabalhadores em áreas offshore e industrial. Além disso foi agregado o monitoramento de variáveis ambientais (concentrações de gases, temperatura, etc.), visando ao aumento da segurança ocupacional e de processo com o acréscimo de informações com sensores wearables. Como evolução desse desenvolvimento, foi criado o Upsense, uma solução inovadora, com variações que podem atender de forma customizada demandas de clientes.


O robô Annelida tem capacidade para realizar além da desobstruções, limpezas e inspeções. A operação poderá ser realizada em linhas de até três quilômetros de profundidade e 15 quilômetros de comprimento. Como imita o movimento da minhoca, o sistema de locomoção do Annelida permite avanço e retorno, além de ter raio de curvatura de 5 diâmetros da tubulação (curva 5D) em linhas de quatro e seis polegadas.


O projeto desenvolvido em parceria com a BSE Engenharia prevê a Implantação de um sistema de monitoramento indireto de espessura de dutos por meio de sensores de vibração. O trabalho em nível de PoC (Proof of Concept) tem objetivo de validar medidas de vibração como forma de avaliar o desgaste progressivo das tubulações. As principais etapas a serem desenvolvidas: análise dos dados de desgaste pré-existentes coletados pela CSN (trechos e tempos selecionados juntamente com a supervisão operacional); elaboração do projeto de instrumentação seleção dos sensores entre os disponíveis no mercado – custo, robustez, performance, range; concepção da arquitetura de energização do sistema, aquisição dos dados, comunicação e análise e tratamento de dados Implementação de infraestrutura de comunicação e sensoriamento; Coleta e análise de dados por algumas semanas para a análise de resultados da PoC.


O projeto buscou a implementação de um Sistema Integrado de Segurança de Barragens, onde o acompanhamento dos dados e informações que estavam disponibilizadas hoje para os operadores da USIMINAS ganharem uma interface gráfica que melhoraria a eficiência da resposta, e a experiência do usuário em relação ao sistema, obtendo assim maior rapidez de acesso e conforto visual, com maior destaque para pontos que a USIMINAS acreditava ser de maior relevância. O Sistema de monitoramento, desenvolvimento em parceria com a BSE Engenharia, teve duas principais premissas: a eficiência na coleta de dados observacionais em tempo real, que inclui dados de campo e remotos e a assimilação dos dados por sistemas operacionais em tempo real baseados nos limiares de segurança e previsão. Com a fusão de informações, disponibilizadas em um mesmo banco de dados, foi possível aumentar a confiabilidade da tomada de decisão com um ferramenta customizada em conjunto com os especialistas da área e o usuário final, através da incorporação dos níveis de alerta definidos em conjunto..


O projeto Porto Ar Alegre teve sua origem no II Simpósio de Saúde Planetária de Porto Alegre realizado em 2018 foi divulgado que Porto Alegre não tinha um sistema de monitoração da poluição do ar desde 2014. Em resposta a essa constatação em novembro de 2018 um grupo de cidadãos e cientistas começou a desenvolver um projeto de construção de monitores de poluição de ar para Porto Alegre.  A Upsensor entrou no projeto com a incumbência de desenvolver os monitores de qualidade do ar, o sistema de aquisição e análise dos dados e a visualização dos mesmos de forma ubíqua.


Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Controle Inteligente para o reservatório e estrutura de barramento da Usina Hidroelétrica Dona Francisca. Neste estão sendo realizadas a análise da infraestrutura de sensores existente e a adequação para que a coleta dos dados possa ser realizada de forma automatizada e remota. Novos sensores de baixo custo e com coleta de dados em tempo real estão sendo testados e também desenvolvidos para o projeto. Com a parceria do Instituto Senai de Sistemas Embarcados (SENAI-SC), da Engenharia Civil da UFRGS e com consultoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP (IPT) a inclusão novos sensores de baixo custo visa criar uma nova forma de captura e análise de dados com potencial de implementação em larga escala pelo país.


Após os primeiros resultados do monitoramento no PGIE, a Escola de Engenharia da UFRGS identificou ambientes como salas de aulas, auditórios e laboratórios para que fosse realizado o monitoramento interno, além da instalação de uma unidade externa. O objetivo é identificar o perfil dos ambientes, bem como as condições de salubridade e variáveis ambientais que possam causar alterações no rendimento acadêmico. Foram instalados sensores de umidade relativa do ar, temperatura, material particulado (PM1, PM2.5 e PM10), materiais orgânicos voláteis e dióxido de carbono. Na unidade externa foram selecionadas para monitoramento as variáveis de precipitação, velocidade e direção do vento, umidade, temperatura, radiação UV e material particulado (PM1, PM2.5 e PM10). A comunicação se dá através da rede WiFi da UFRGS, sendo o próximo passo a instalação de uma rede de comunicação através da tecnologia de comunicação LoRa (Long Range) de baixo consumo energético, a fim de atingir um maior número de ambientes sem a necessidade de nova infraestrutura física.


A hidroponia necessita de ambientes altamente controlados para que os nutrientes e as condições climáticas das estufas sejam as mais favoráveis para a maior produtividade e rentabilidade da cultura. A H2Orta possui culturas distintas como alface e tomate, que necessitam de condições diferentes de umidade, temperatura, déficit de pressão de vapor, radiação solar e outros fatores que podem tanto reduzir ou aniquilar uma safra quanto torná-la altamente produtiva. Painéis de monitoramento das variáveis auxiliam no manejo das culturas e alertam para situações anômalas que requerem intervenção imediata do produtor.


O monitoramento de variáveis dentro de salas de aula e laboratórios do colégio Sinodal (unidade de São Leopoldo) é o primeiro case para o monitoramento desde a Pré Escola até o Ensino Médio. O objetivo é identificar ambientes que possam estar em condições desfavoráveis ao melhor desempenho acadêmico dos estudantes. Conforto térmico, produção de dióxido de carbono pelos estudantes e variáveis ambientais como poluição, radiação UV e chuva estão esntre os principais fatores de análise.
O armazenamento dos dados é realizado em nuvem de computação e possui visualização em tempo real através de desktops e aparelhos mobile. Analize de dados em tempo real e as recomendações de ações a serem tomadas em cada ambiente são mais uma ferramenta de gestão educacional.


Como parte integrante do sistema ALERTA – Ambiente Lógico de Encaminhamento, Resposta e Tratamento de Avisos, um protótipo de um sistema de gerenciamento de avisos/alertas sendo implantado na UFRGS, sob a Coordenação da Dra. Liane Tarouco, contempla o uso de uma combinação de sensores e aplicativos instalados nos celulares dos usuários do Campus para captura de informações visando melhoria da qualidade ambiental no campus. De forma piloto, foram instalados sensores em salas de aula do PGIE e uma unidade externa, com o intuito de comparar as variáveis internas e externas em relação aos ambientes de aprendizagem. Os dados são coletados, filtrados e enviados para o servidor, onde são analisados e geram visualização de dados e de alertas pre definidos para o sistema.


Para a Olimpíada do Conhecimento 2018 do SESI/SENAI, foi desenvolvido uma competição de robôs, com missões estritamente relacionadas à realidade da indústria. Os desafios incluiam alusões aos oito setores industriais: veículos automotores; celulose e papel; construção civil; frigorífico; máquinas e equipamentos; mineração; têxtil; e panificação. O objetivo do desafio foi reproduzir pequenas etapas de cada um dos principais processos industriais sendo que a inovação tecnológica foi a construção de uma arena de competição automatizada, com sensores que permitiam o acompanhamento da pontuação de cada equipe em tempo real no painel eletrônico e através da internet via aplicativos mobile ou desktops. Simultaneamente, a cada desafio cumprido, a pontuação das etapas era detalhada de forma gráfica para facilitar a identificação pelo público, com a pontuação referente a cada missão, como da indústria têxtil, de panificação e de papel e celulose.

sinodal, ufrgs engenharia, ufrgs pgie, h2orta, dfesa