Menu fechado

Notícias


Upsensor participa do evento Demoday – Módulo Startups do Programa Conexões para Inovação da Petrobras

A Upsensor foi convidada a participar do Demoday – Módulo Startups do Programa Petrobras Conexões para Inovação, que foi realizado no dia 13/11/2023, na cidade do Rio de Janeiro no auditório do CENPES. Foi apresentado o Sistema Integrado e Portátil de Monitoramento Contínuo de Qualidade do Ar e Meteorologia. Conheça o Programa, link.

A Revista da Indústria Brasileira (CNI), cita a Upsensor na reportagem sob o título: O FUTURO CHEGOU

A reportagem cita o seguinte desafio do qual a Upsensor participou como proponente da solução: “O desafio da usina hidrelétrica Dona Francisca (DFESA) era grande e complexo: monitorar continuamente sua barragem de 50 metros de altura (equivale a um edifício de 20 andares) e 500 m de comprimento de forma segura e eficiente, tornando a análise de riscos e a tomada de decisões mais ágeis e confiáveis, e sem colocar em risco nenhuma vida humana. A solução foi possível graças a uma parceria com o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados, de Florianópolis-
-SC: a inspeção passou a ser feita por drones. Surgia assim o projeto Barragem 4.0, que contou ainda com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Upsensor, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “. Veja a reportagem na íntegra na página 34 da revista, 10/2023.


A Revista Indústria e Competitividade, Edição Especial: Inovação, cita o projeto do robô Annelida, do qual a Upsensor participa

Sob o título “Desobstruindo o FLUXO DE LUCROS” é apresentada reportagem sobre o robô Annelida, e explicando que a desobstrução e a limpeza de dutos são um pro problema crítico para a indústria de óleo e gás, pois a paralisação de atividades em um poço por muito tempo. Participam do projeto: ISI Sistemas Embarcados, ISI Sistemas de Manufatura (SENAI/SC), ISI Engenharia de Polímeros (SENAI/RS), Cenpes/Petrobras, UFRGS, USP e Upsensor. Veja a reportagem na íntegra na página 18 da revista, 01/2023.


A Upsensor assina Termo de Parceria para o desenvolvimento da fase 2 do robô ANNELIDA, da Petrobras

O Annelida tem capacidade para realizar além da desobstruções, limpezas e inspeções. A operação poderá ser realizada em linhas de até três quilômetros de profundidade e 15 quilômetros de comprimento. Como imita o movimento da minhoca, o sistema de locomoção do Annelida permite avanço e retorno, além de ter raio de curvatura de 5 diâmetros da tubulação (curva 5D) em linhas de quatro polegadas. Clique aqui para mais informações, 01/2021.


Upsensor e BSE Engenharia finalizam o projeto desenvolvido para o Edital “Chamada ENGIE para Inovação: Vamos além da energia”

Em parceria com o SENAI/RJ, o Desafio ENGIE – Vamos Além da Energia buscou fomentar a cooperação e desenvolvimento conjunto de soluções para desafios relacionados às atividades e negócios da ENGIE Brasil. As startups Upsensor Tecnologia, BSE Engenharia Geotécnica e Ambiental e Huez Telecom tiveram seu projeto – “Análise automatizada de estabilidade de barragens” – selecionado nesse desafio que faz parte do edital de Inovação para Indústria 2019, na categoria Empreendedorismo Industrial, e atuaram em parceria com o Instituto SENAI de Inovação – ISI/SC em Sistemas Embarcados no desenvolvimento da solução.
O sistema desenvolvido com tecnologia própria permite acessar os dados de monitoramento dos sensores instalados na barragem. A partir daí uma série de etapas de verificação e transferência de informação são feitos até que os valores de FS são calculados por um programa de análise já testado. Os resultados são apresentados pelo
sistema desenvolvido de forma gráfica (superfície de ruptura da barragem) em telas de controle ou celulares. O sistema também apresenta um conjunto de informações sobre as pressões de água no interior e na fundação da barragem, permitindo uma visualização clara da situação atualizada. Estas representações podem ser customizadas conforme o cliente, sendo conhecidas por dashboards, o que traz mais segurança para os controladores das empresas que operam estas importantes estruturas (rapidez de resposta, assertividade, clareza na interpretação), 11/2022.


Upsensor é selecionada para monitoramento móvel biométrico na Petrobras

Divulgado no dia 28/12/21 as sete empresas inovadoras, grande parte delas startups, selecionadas por meio de edital, em caráter nacional, de soluções para teste. Inédita na Petrobras, a seleção quer testar internamente soluções inovadoras, validadas ou em fase de validação no mercado. As propostas atenderão demandas nas áreas de Saúde e Segurança Operacional e Otimização e Automação de Processos. O Desafio 01: Acesso aos parâmetros biométricos e às condições de saúde de trabalhadores em áreas offshore e industrial, teve a Upsensor como selecionada (link).


Upsensor é selecionada para monitoramento móvel de poluentes na Petrobras (wearable)

Divulgado no dia 28/12 as sete empresas inovadoras, grande parte delas startups, selecionadas por meio de edital, em caráter nacional, de soluções para teste. Inédita na Petrobras, a seleção quer testar internamente soluções inovadoras, validadas ou em fase de validação no mercado. As propostas atenderão demandas nas áreas de Saúde e Segurança Operacional e Otimização e Automação de Processos. Desafio 02: Monitoração de variáveis ambientais (concentrações de gases, temperatura etc.), visando ao aumento da segurança ocupacional e de processo. (link).


Upsensor e BSE Engenharia iniciam trabalhos na UHE 14 de Julho (CERAN/CPFL)

Com o intuito de automatizar a coleta de dados de medidores de vazão e piezômetros, a parceria irá inovar com a instalação de sonar para o monitoramento de vazão. Com o apoio geotécnico da BSE Engenharia, a Upsensor, utilizando tecnologia Maxbotix e Altus, irá integrar a coleta de dados com o sistema já instalado na UHE (set/2020).


Upsensor é selecionada entre mais de 350 empresas no Petrobras Conexões para Inovação 2020

O Petrobras Conexões para Inovação consiste em uma série de iniciativas pensadas para intensificar a cooperação entre empresas – grandes, pequenas ou micro – e instituições de pesquisa científica e tecnológica para transformar artigos científicos em inovações implantadas (link). Com a proposta “Sistema integrado e portátil de monitoramento contínuo de qualidade do ar e meteorologia”, visa atender à demanda de monitoramento do material particulado e de parâmetros meteorológicos em locais remotos a fim de viabilizar a queima controlada de óleo após incidentes de vazamentos no mar, nas situações previstas na Resolução CONAMA 482/2017. (out/2020).


Upsensor finaliza projeto DFESA/ANEEL

A Upsensor finalizou as atividades dentro do projeto Usina Hidrelétrica 4.0, um projeto de P&D da Dona Francisca Energética SA, com a execução do Instituto Senai de Sistemas Embarcados, SC, UFRGS e Upsensor. (set/2020).


Upsensor realiza testes de espessura de parede e inspeção visual para projeto da Petrobras

Com a utilização de um transdutor ultrassom ¼’ e operando a 5MHz acoplado ao GARI, a Upsensor em parceria com o Instituto Senai de Sistemas Embarcados e o Instituto Senai de Engenharia de Polímeros, realizou os testes de medição de espessura de parede em dutos com movimentação em passo, para teste de conceito para uso no robô Annelida. O foco é a utilização em robôs autopropelidos de inspeção e atuação em linhas não pigáveis. (fev/2020).


Participação no Prêmio ANP 2019

Em cerimônia no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) entregou a premiação do ano de 2019 para os projetos de pesquisa em Óleo, Gás e Energia. Participam do projeto ANNELIDA (finalista) as instituições: Instituto de Informática/UFRGS, Laboratório LAMECC/ENG-UFRGS, Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, SC, Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, RS e Universidade de São Paulo (USP), além da Petrobras. A premiação foi realizada nesta quinta (28/11/2019).

O projeto, intitulado Annelida, ajudará a estatal petrolífera a reduzir perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes decorrentes da operação. O petróleo extraído do pré-sal sai do solo a uma temperatura de 60 a 70ºC, mas vai se resfriando ao passar pelo oceano, um percurso de até 7 km, podendo chegar à temperatura de 4ºC. Esse resfriamento faz com que o óleo vá se solidificando e liberando hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto, podendo entupi-lo. A iniciativa está em fase de desenvolvimento e deve ser testado em 2020.

A complexidade do projeto exigiu das instituições parceiras o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Entre elas estão sistemas de aquecimento, de alimentação, sensoriamento, controle e comunicação, transmissão de carga, vasos de pressão, até um processo específico de análise de risco (fonte nov/2019) . 

Recebendo premiação no Palácio do Itamatary (RJ) pelo projeto ANNELIDA: Hugo Santos (CENPES/PETROBRAS), André Wentz (SENAI/RS), Paulo Violada (SENAI/SC), Cristiane Becker (SENAI/RS), Ivan Boesing (UPSENSOR/UFRGS) e Anselmo Silva Jr (SENAI/SC)

Upsensor desenvolve e instala monitores de qualidade do ar para o projeto Porto Ar Alegre

Upsensor desenvolve e dá suporte para monitores de qualidade do ar em Porto Alegre, com transmissão por internet dos níveis de poluição por um app em regime experimental. Foram instalado inicialmente em cinco locais: UBS Costa e Silva (Rua Dante Ângelo Pilla, 373), UBS Santa Cecília (Rua São Manoel, 543), UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245), UBS Diretor Pestana (Rua Dona Teodora, 1016) e UBS Restinga (Rua Abolição, 850), estas últimas pertencentes à Secretaria Municipal da Saúde


Upsensor se instala no Tecnosinos

O Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos conta com toda a infra-estrutura necessária para transformar ideias inovadoras em oportunidades. Nosso objetivo é fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. Criado há mais de 20 anos, o Tecnosinos abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais. Atualmente, são 93 empresas nacionais e internacionais, um faturamento de mais de R$ 2,5 bilhões e 120 registros de propriedade intelectual. Grandes companhias globais se unem a dezenas de startups incubadas e graduadas na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), gerando inovação e movimentando a economia. Hoje, o parque é responsável pela geração de milhares de empregos, pelo desenvolvimento de uma cultura empreendedora e por colocar o nome do município no mapa mundial. Atualmente, seis países estão presentes no parque: Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça. Além disso, o Tecnosinos tem firmado parcerias com diversos parques tecnológicos do mundo todo, e faz parte da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), que abriga mais de 400 parques tecnológicos no mundo.

O Tecnosinos em números:

35 mil metros quadrados
33 startups incubadas
60 empresas consolidadas
6 mil empregos diretos


Upsensor é selecionada entre mais de 100 Startups para o Mining Hub

Foram selecionadas as 15 startups brasileiras que integrarão o Mining Hub, iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), instituição associada da Aberje, em parceria com a Neo Ventures e 18 companhias, que estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da mineração. . Bootcamp do Mining Hub realizado em Belo Horizonte, MG (fonte)

Upsensor participa da assinatura do contrato entre DFESA e UFRGS

Representantes da equipe e autoridades na assinatura do contrato (da esquerda para a direita): Gustavo Selbach”, Jair F, Floriano Silva*, Marcelo Marques*, Carlos T. Formoso*, Paulo A. L. Kafer#, Luiz A. Bressani*, Camila Dahm Smiderle%, Roberto Andrade$, Deise G. Fávero*, Eduardo B. Simões*, Wai Y. Y. Gehling*, Ivan Boesing”, Ricardo Eifler% –  (*)UFRGS; (#)DFESA; ($)Instituto Senai de Inovação SENAI-SC; CEEE(%) (“)UpSensor.

Foi assinado no dia 06/12/2018 o contrato entre a UFRGS e a empresa Dona Francisca Energética S.A., que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos relacionados à UHE Dona Francisca. A hidrelétrica pertence ao Sistema Jacuí de geração de energia, fornecendo 125MW (o equivalente a ~5% do total de energia elétrica consumida no RS – dados 2012). O projeto visa desenvolver um Sistema de Monitoramento e Controle Inteligente para o reservatório e estrutura de barramento da Usina e o trabalho envolve o grupo de pesquisa LAGEOtec do PPGCI e terá a participação de outros parceiros (Instituto Senai de Inovação SENAI-SC, Upsensor). O grupo do PPGCI será responsável pela análise e interpretação dos dados históricos de monitoramento do comportamento estrutural e geotécnico da Usina, incluindo suas fundações, e trabalhará em conjunto com demais equipes no desenvolvimento das automatizações e de coleta e análise de dados e melhorias nos processos, visando aumentar a segurança e confiabilidade dos processos. A equipe também fará o estudo de padrões de comportamento da estrutura de barramento e definição dos parâmetros e níveis de controle e alerta.


Upsensor na Petrobras Expo Robotics

A Upsensor participou como convidada da Petrobras Expo Robótica, evento destinado ao fomento da pesquisa em robótica, networking visando cooperação em P&D, transformação digital e discussão dos desafios e prioridades de desenvolvimento na área. A participação se deu através da exposição do robô de inspeção de dutos G.A.R.I.

O robô foi desenvolvido em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (SENAI-RS) e com o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados (SENAI-SC). Ambas as instituições estiveram presentes durante o evento com a Upsensor na demonstração de funcionamento do equipamento bem como na explanação das potencialidades do equipamento para medições de espessura de parede de dutos através de ultrassom, análise de geometria interna por laser, geração de imagens das paredes internas através de câmera acoplada ao PC externo. Porém, o maior sucesso da exposição se deu pela demonstração do sistema de locomoção através de balões de agarre e músculos penumáticos, fazendo com que as “patas” se adaptem as irregularidades das paredes sem danificá-las.


Upsensor, DFESA e Instituto Senai de Inovação SENAI-SC assinam contrato


Representantes da DFESA, do Instituto Senai de Inovação SENAI-SC e da UPSENSOR assinam contrato no dia 02/08/2018 para o projeto de desenvolvimento de um monitoramento da Hidroelétrica Dona Francisca.

Upsensor realiza o Desafio de Robótica na Indústria


Um espaço para duas disputas de robótica, uma do Serviço Social da Indústria (SESI) e outra do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi montado na Escola do Futuro.
No Desafio de Robótica na Indústria, evento demonstrativo organizado pelo SESI, 48 equipes de estudantes de 14 a 17 anos, do SESI e do SENAI, desenvolverão robôs para executar missões de forma autônoma. As missões serão realizadas em uma arena compartilhada, simulando processos de oito segmentos industriais: Mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil. Fonte



Upsensor participa da inauguração do Instituto SENAI de Sistemas Embarcados (SC)



Presidente da CNI em frente ao robô da Upsensor. Inauguração do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados.

Upsensor é citada em reportagem da CNI sobre a Indústria 4.0



Institutos do Senai querem alavancar indústria 4.0 no País e a Upsensor é citada como case de sucesso na parceria entre os Isntitutos Senai de Inovação e a indústria. O momento foi registrado durante a inauguração do Instituto Senai de Inovação de Engenharia de Polímeros (RS). Fonte